Subscribe:

About

sábado, 19 de maio de 2012

Projeto Shadow Struggles

Neste post inaugural, vamos apresentar o "esqueleto" do que vai ser nosso projeto para este ano: Shadow Struggles. Muita coisa ainda é incerta e é bem fácil se perder no entusiasmo inicial, então estamos tentando ir com calma, experimentar, delinear etc. Mas qual é a ideia que nos motiva, impele, obriga a agir?

O projeto


Propomos o desenvolvimento de um jogo do gênero estratégia em tempo real para PC e Android. Por que um jogo? São vários os motivos, tanto comuns a todos quanto pessoais, mas podem ser resumidos da seguinte forma:

  1. É algo que todos os integrantes da equipe gostam e se sentem motivados a desenvolver;
  2. O desenvolvimento de um jogo envolve tecnologias e competências diferenciadas, o que deve contribuir muito à nossa formação;
  3. Um jogo não é particularmente preso a um negócio ou produto, o que permite a livre criação de um conceito original, único, com mérito artístico.
Cabe ressaltar aqui que o idioma principal escolhido foi o inglês, para contribuir à divulgação e ampliar o alcance do projeto. Pretendemos que o projeto final esteja também em português, como idioma secundário.

Mecânica do jogo


O objetivo do jogo é defender sua base e atacar a base inimiga em um confronto estratégico. Um esquema simples deve ilustrar melhor:



Os jogadores devem posicionar cartas que invocam lutadores, efeitos e armadilhas em seus respectivos campos. Além de raciocínio rápido, faz parte fundamental do jogo o planejamento de um bom deck (baralho), combinando diferentes cartas e estratégias para superar o oponente.

Esta dinâmica baseia-se em títulos como Nine Heroes e Age of Defense, agregando ao tradicional combate estratégico um sistema de cartas. As cartas adicionam uma camada extra de complexidade que colabora para uma experiência mais desafiadora e interessante.

O jogo termina quando o valor de vida de um dos jogadores vai a zero ou um dos jogadores não pode mais sacar nenhuma carta.

Tempestade de ideias


Apesar de a jogabilidade estar praticamente toda definida, ainda falta decidir sobre questões referentes ao roteiro, modos de jogo e demais funcionalidades. O que por enquanto temos são um amontoado de ideias que podem ou não ser implementadas:

  • Tema do enredo: Alquimia, ficção científica e uma discussão metafísica sobre o bem e o mal.
  • Ambientação: Versão alternativa da Terra, em um futuro distante.
  • Estrutura da narrativa: Trama interativa, ou seja, haverá pontos de decisão nos quais o jogador deverá escolher qual rumo tomar. As combinações de escolhas vão posicionar o jogador mais próximo da "Luz" ou das "Trevas", sendo o final dependente desse posicionamento. Os dois caminhos principais possuem personagens, sub-tramas, cartas e outros itens exclusivos.
  • Modos de jogo: Além do modo "campanha", que apresenta uma narrativa ao longo do jogo, possíveis alternativas são um modo "free play", no qual será possível jogar novamente fases do modo campanha, e um modo "desafio", contendo desafios complementares aos objetivos tradicionais.
  • Funcionalidades extras: Uma loja com pacotes de cartas, cartas individuais e outros itens disponíveis à compra pelo sistema monetário do jogo, além da possibilidade de criar múltiplos decks.

0 comentários:

Postar um comentário